Editorial

JANEIRO/2011

Mais um ano que passou e mais um ano que se inicia. 

Nas dobras do tempo, é o ritual da formação dos séculos, dos séculos, amém!

Dizer que não levaremos nada de 2010 seria uma blasfêmia ao nosso maior professor – o tempo. Afinal de contas, viver é aprender e quiçá, o próprio sentido da existência.

Uns levarão marcas ou cicatrizes de feridas inevitáveis, dessas que a vida nos da como grande aprendizado, cada uma delas, invariavelmente, com muita dor.

Outros levarão conquistas, como fruto do trabalho e da perseverança.

E no novo ciclo que se inicia, muitas esperanças se criam, outras se renovam.

A esperança deste espaço é no sentido de que a virtude avance na vida de todos, para que possamos fazer dessa nossa grande comunidade mundial, um lugar onde a paz, a amizade e o amor encontrem eco no coração de cada um.

Obrigado pelas mais de 200.000 visitas a este blog que é de todos nós!

Obrigado aos visitantes de mais de 100 países distintos.

Obrigado pela crítica, pelo elogio e até pelo descaso.

Se o ano que passou foi 10, este será 11.


Carlos Roberto Sabbi
Editor do blog Ética Globa
l

____________________________________________________________________



DEZEMBRO/2010

A imaginação é mais importante que o conhecimento para o conhecimento, porque enquanto o conhecimento reduz a imaginação transcende no tempo e no espaço.  Tempo?

Não se conhece outra saída do tempo que não seja a morte. Ter isso presente nos distancia no tempo. Enquanto presos nesse espaço o ser humano é um ser errante, pois anda pelo acaso, vagueia pela vida, articula palavras, esboça movimentos e ações e navega em pensamentos.

A faculdade de racionalizar, bem como a de se emocionar é uma atividade humana e invadir essa manifestação é que se pode chamar de pensamento.

Pensamos ser o que pensamos, porém, a verdade é que somos a soma das nossas atitudes.

Pensamento é apenas uma semente para a vida vivida, ou um plano virtual para um mundo real. Mais real do que a ilusão do mundo material, entretanto não há.

E isso não é baseado na intuição espiritual ou na constatação científica da física, ou da lógica. É a absoluta manipulação de valores que vivenciamos pelo modelo que criamos de vida.

Precisamos vender nossos produtos que produzimos e assim, induzimos as pessoas que para alcançar a felicidade é preciso comprar alguma coisa.

E passamos tanto tempo dizendo e ouvindo dessas mentiras que até nós mesmos temos dificuldade de reorganizar essa manifestação – a do pensamento. Pensamento, portanto, manipulado.

Na vida real, infelizmente, a máxima mais perfeita, é a de que TUDO ESTÁ ABAIXO DO PODER ECONÔMICO.

Esquecendo ou deixando em segundo plano a virtude, ela sucumbe e prospera a desonestidade.

Só para lembrar de que a felicidade plena, nessa dimensão não existe, porque a vida é absolutamente dual - o certo e o errado, o direito e o esquerdo, o positivo e o negativo, e assim por diante.

Para ser prático, por exemplo, se não existisse a infelicidade não conheceríamos a felicidade.

Portanto, tecnicamente e cientificamente falando, tanto o mal como o bem são importantes, exatamente na mesma dose, exatamente na mesma dimensão.

Mas não podendo vivenciar a felicidade plenamente, não significa ser impossível caminharmos em sua direção, para amenizar o sofrimento humano.

Então, quem sabe façamos desse momento em que encerramos e iniciamos um novo ciclo, um novo ano, passando pela magia do Natal, uma ocasião especial para reciclarmos nossos pensamentos.

O dia 1º do ano, por exemplo, não é somente feriado, é o dia Internacional da Paz.

Resgatar e conseguir visualizar que tecnicamente o sofrimento reside no apego.

O desapego, portanto, obviamente e academicamente, atestado pela ciência do comportamento é o caminho mais lógico, mais patente e manifesto dessa que é a coerência mais lógica não somente de pensar, mas muito em especial de agir.

Muitos perfumes de boas festas e de boas novas!

Carlos Roberto Sabbi

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas