Todos nós queremos evoluir, crescer e mudar a nossa vida para melhor. Esta é uma característica inata de todos os seres humanos, ou seja, estamos nesta vida para sermos felizes, amarmos e crescermos. Neste sentido, muitas pessoas acreditam que a mudança é algo externo, exógeno, isto é, pensam que algo fora delas deve acontecer para que elas cresçam, evoluam e prosperem. Todavia, a mudança necessária para que tenhamos melhores resultados em nossas vidas está totalmente e completamente em nossas mãos.
É verdade! Todos os resultados que temos em nossas vidas, sejam eles profissionais, de carreira, financeiros, de saúde, familiares, de relacionamentos, enfim, em todas as áreas que para nós são importantes, dependem fundamentalmente e exclusivamente de nós. Eu disse exclusivamente, isto é, só nós geramos os nossos resultados. Está certo, já estou ouvindo alguns pensamentos e perguntas do tipo: mas e a economia, e a crise americana, e o tipo de educação que tive ou a falta de educação, e o meu ambiente de trabalho, e o meu ambiente familiar, e a cabeça dos diretores, e a cabeça da equipe e assim por diante. Pois bem, tenha em mente que estas são apenas circunstâncias, eventos e desculpas, e nada mais do que isso.
Pense bem. Quase todas as pessoas foram ensinadas a terceirizar o controle e a responsabilidade por suas vidas, sempre colocando a origem das causas pelos resultados fora de si. Esta é uma forma de pensar que precisa ser eliminada imediatamente. Quando analisamos várias pessoas de sucesso e abundância em várias áreas de suas vidas, verificamos que elas tiveram que enfrentar as mesmas condições externas que todos se deparam diariamente. Quantos de nós conhecemos pessoas com histórias de vida difíceis e adversas que hoje tem prosperidade em todas as áreas de suas vidas, abundância financeira e relacionamentos enriquecedores? Estas pessoas enfrentaram as mesmas condições apresentadas por aqueles que alegam estar estagnados em suas vidas.
Você percebe então que os fatores que explicam o atingimento de resultados de qualidade estão em outros pontos que não o mundo externo? Correto, o que explica 100% da qualidade de sua vida e do atingimento de seus objetivos reside no que você pensa, na forma como você pensa, em como você se sente, e como você age. Estas são decisões, isso mesmo, decisões, que cada um de nós tomamos diariamente e em todos os momentos. Como diz o ensinamento, se você quer resultados diferentes em sua vida, precisa agir de forma diferente.
Muito bem, como iniciar ou incrementar esta mudança? Inicie pelos seus pensamentos. Adote pensamentos que dêem poder a você, que orquestrem um futuro grandioso e promissor, que vejam, sintam e ouçam abundância e prosperidade em sua vida. Os pensamentos que você tem definem os seus sentimentos, e estes definem as ações que você tem ou deixa de ter, ou a forma que você age, sendo que as ações, em última instância, definem os resultados. Por exemplo, se você acredita que o mundo é uma luta e que envolve sofrimento (pensamento), você pode ter sentimentos de medo e insegurança, e conseqüentemente agir de forma dúbia, sem foco ou sem entusiasmo, mais preocupado em se proteger do que realizar. Percebe? Você se dá conta de como perde energia positiva nas ações que toma? Tudo começa no mapa mental de mundo que você tem.
Em suma, comece por assumir o controle e a responsabilidade total pelos resultados em sua vida. Tenha a consciência que você é o artista de sua obra, e que você cria a sua realidade diariamente. Tenha disciplina e adote uma postura mental positiva. Para muitos, este é um padrão totalmente novo, e como tal, exige treino e persistência. Portanto, faça isso pela qualidade de sua vida e pelos resultados que você merece. Você está nesta vida para ser feliz, prosperar e se divertir. Lembre-se disso e persevere na constante gestão de seus pensamentos.
Frederico Graef – Coach
Membro da Sociedade Brasileira de Coaching
www.fredgraef.com.br – fred@fredgraef.com.br