quarta-feira, 14 de novembro de 2007

TUDO É UMA CONSTRUÇAO


Tudo é uma construção, não se pode pôr o telhado antes das fundações, como o acabamento antes das paredes, mas se numa construção inicia-se pela escolha do local de edificação, um detalhe mínimo, mas capital, é preciso esmerar-se com tal zelo que prima em acurar cada detalhe, e tudo é um detalhe, sem o qual pode incorrer em erro na obra, debalde total, onde cada particularidade forma um todo e disso então se é possível a materialização do sonho e criar-se a partir daí o projeto, o sonho ainda que materializar-se-á paulatinamente da prancheta do arquiteto, dos cálculos da engenharia, às mãos dos operários, e cada qual com sua especificidade vai-se pondo ponto-a-ponto o sonho-projeto em pé, até o ápice, o momento findo onde se pode habitar tal moradia, e pôr nela a benfazeja placa: ‘lar doce lar”. Tudo é uma construção!

De tal sorte que biblicamente o homem é aconselhado a edificar seus projetos e sonhos em cima de uma rocha e não sobre a areia, que sendo obrigado a iniciar uma peleja com outro reino, primeiro planeje e avalie as possibilidades reais de custeio e provável vitória, caso contrário negocie, faça acordos e a paz, assim é tudo, sem planejamento estratégico, fica-se a mercê, ao sabor dos ventos e até a náutica nos recomenda usar sabiamente as forças dos ventos a nosso favor para não incorrer em deriva, pois tudo se urge e exige um plano, mínimo e detalhado dos passos, passo-a-passo, a ser ministrado para o fito do sucesso. Tudo é uma construção!

Um projeto nasce primeiro no coração, nos sonhos da pessoa, e a medida que esta vai dando encarnação, fazendo o verbo virar palavra encarnada, ele vai tendo as reais possibilidades de sair do onírico para a realidade vivencial, dando sentido e dimensões de existente, onde se dimensiona as considerações de pôr-se em pé a construção, onde se realiza, inicialmente no desejo e posteriormente na concretude da vida o habite-se, no qual se orgulha de ser o criador, como IAHWEH di-lo-á: “Eis que tudo isso é muito bom”, com certo orgulho de si mesmo e sabedor ser possível edificar os sonhos. Tudo é uma construção!

As vicissitudes por vezes trazem o desânimo, a condição humana ajuda com pensamentos sabotadores do não ser possível tal empreendimento, o meio joga-lhe contra, isso não é para você, somos os maiores inimigos de nós mesmos, esquecemos que tudo é questão de fé, e olha que nem muita só um grão de mostarda, fé a capacidade do antegozar, ver aqui o que só além se terá, ter atitude metafísica no aqui e agora, poder olhar desertos e ver oásis, prisões e ver escolas e praças, campos e ver as colheitas, rios e ver as pontes, somos os únicos responsáveis pelos nossos sonhos, somos os únicos responsáveis pelos nossos projetos. Tudo é uma construção!

Olhaí os lírios dos campos, as aves dos céus, os animaizinhos, tudo para eles está pronto, predeterminado, para o homo planetaris, o sapiens, ao contrário, um desafio constante, um universo em construção e a construir, quem não olha a si-mesmo vendo para-além de si esta fadado ao predeterminismo de vegetar como aves, lírios, animaizinhos, quiçá o consiga, pois não veio o ser a existir para a mediocridade, mas para ser o co-construtor da vida e do viver, produzir uma construção de si e da realidade, em sim tudo existe pelo existir do ser e de sua vontade motriz, construamo-nos-lá. Tudo é uma construção!

Autor: Marlon Lelis de Oliveira (0xx11) - 6885-6997 / 9383-4727 – marlonlelis@yahoo.com.br
Guarulhos, 14 de fevereiro de 2007**
Reprodução autorizada. Citada a fonte e, com envio de cópia para arquivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas