segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O mundo está envelhecendo

Vejam que artigo interessante, útil e extremamente educativo. É um belo exemplo de postura ética. Parabéns ao Dr. Emílio e ao Hospital Moinho de Vento.

O MUNDO ESTÁ ENVELHECENDO: o crescimento da população idosa é urna realidade em todo o mundo, mas principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil. Em 2025 o Brasil ocupará a 6ª colocação em número de idosos no mundo e será ultrapassado somente pela China, índia, Comunidade dos Estados Independentes (ex. União Soviética), Estados Unidos e Japão. Nesse ano, a população acima de 60 anos será superior a 30 milhões de habitantes. A expectativa de vida do ser humano cresce no Brasil e em quase todo o planeta.

Atualmente a grande preocupação da geriatria moderna não é só o prolongamento da vida, mas sim o prolongamento da vida saudável, que hoje no Brasil no chega a 60 anos, e para isso ainda não existe solução mágica. É importante que o leitor saiba que essa longevidade com qualidade de vida é determinada cerca de 25% pela herança genética e 75% do ambiente ou seja, do estilo de vida. Portanto, mesmo sabedores que essas mudanças de estilo de vida sejam difíceis fica o nosso desejo sincero para que o leitor e seus familiares adotem hábitos saudáveis de vida. Única maneira realmente de se conseguir um envelhecimento bem sucedido, com autonomia, independência, com boa saúde física e mental.

Lembre-se que curar é caro e doloroso e prevenir é mais barato e confortável. Alimentação balanceada dando preferência a alimentos originários de fontes vegetais, ingestão de 5 ou mais porções de frutas e vegetais por dia, consumo de pães, cereais, grãos, arroz, feijões, alimentos pobres em gordura, prática regular e orientada de exercícios, sem fumo e com consumo moderado de álcool são as diretrizes básicas para quem quer envelhecer com saúde.
Dr. Emílio Moriguchi – Médico Geriatra do Hospital Moinhos de Vento
www.moinhos.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas