terça-feira, 7 de outubro de 2008

A água


Deu no Ponto de Vista do Diário Popular

Por RENATO BRITO

Todo mundo sabe que a Terra é formada por muita água, mas 97% dessa água toda está nos oceanos e mares e é salgada, 2% estão armazenadas nas geleiras, em lugares quase inacessíveis. Apenas 1% de toda a água do planeta está disponível para uso, armazenada nos lençóis subterrâneos, lagos, rios e na atmosfera.
Mesmo assim, durante milênios a água foi considerada um recurso infinito. A generosidade da Natureza fazia crer em inesgotáveis mananciais, abundantes e renováveis. Porém este quadro está mudando e atualmente 11 países da África e nove do Oriente Médio já não têm água. A situação também é crítica no México, Hungria, Índia, China, Tailândia e Estados Unidos. Preocupados com a situação alguns países tentam reverter o problema, como Israel que está reciclando 70% do esgoto para irrigação, ou seja, é o país com o melhor índice de aproveitamento de água na agricultura cuja eficiência chega a 90%; os Estados Unidos, desde 1950 diminuíram 36% o consumo de água pelas indústrias.
O Brasil tem 8% de toda a água doce existente no planeta. Esse é um dado impressionante mas, na verdade, todo esse recurso está mal distribuído; a água é abundante na região amazônica, que tem 80% da disponibilidade total e em outras regiões, como o semiárido nordestino, é escassa; seria esse também um bom motivo pelo interesse da Internacionalização da Amazônia?

Além da distribuição desigual da água, estamos enfrentando ainda, a poluição dos rios e nascentes, a destruição das matas de topo, de cobertura e ciliares e o crescimento da demanda pelo recurso. Uma população maior aliada à crescente industrialização do País, à irrigação para produção de alimentos e à geração de energia por exemplo. E a Natureza já não está respondendo os recursos na mesma velocidade em que são gastos.
Também no Brasil, a água vem escasseando. A cada ano que passa quem vive nas zonas rurais está vendo secar nascentes antes consideradas perenes. Enquanto isso, nas cidades, água suja tem sido veículo de doenças que atingem principalmente às populações mais pobres, produzindo números impressionantes:
- A cada 100 crianças internadas em hospitais, 60 adoecem por consumir água suja;
- A cada 100 crianças que morrem antes de completar um ano, 30 foram vitimadas pela diarréia (doença transmitida por água suja).
Então por que não cuidamos da água como cuidamos uma árvore, por exemplo?
Todos sabem que a Terra não pode viver sem as árvores e por isso as pessoas têm o maior cuidado com elas. Todas as escolas comemoram o Dia da Árvore. Uma árvore é muito fácil de desenhar.
Mas e a água, todas as pessoas adoram uma água bem clarinha e fria na hora da sede. Todo mundo adora mergulhar num lago de águas claras, num rio cristalino. Todos sabem que o ser humano não pode viver sem água limpa. Todo mundo sabe que a água é tão importante quanto o ar. Até mesmo uma árvore, sem água, não pode viver. Poucas escolas sabem que existe o Dia da Água (22 de março).
Ninguém sabe desenhar a água. Vai ver é por isso que ninguém cuida da água com o mesmo carinho que cuida da árvore.
A questão da água não pode ser apenas responsabilidade do Governo que pouco pode fazer sem a efetiva participação de cada cidadão, usuário da água. Somente uma mudança de atitude de todos e de cada pessoa como ser humano e cidadão pode assegurar o futuro da qualidade e quantidade de água necessária ao bem-estar das populações e ao equilíbrio ambiental. A gestão da água precisa ser compartilhada pelo Governo e sociedade, cabendo a responsabilidade a todos os seus usuários.


Original em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas