domingo, 17 de maio de 2009

O medo da morte


Existe um conto indiano que narra a seguinte história:
Um discípulo procura o seu mestre e lhe pergunta:
- Mestre, qual é o seu segredo para nunca se enfurecer e ser sempre amável? E o mestre lhe respondeu:
- Não sei se posso falar sobre o meu segredo, mas eu sei qual é o seu... E o discípulo curioso, perguntou:
- E qual é o meu segredo?Compenetrado, o mestre disse:
- Você vai morrer em uma semana.
Assustado com as palavras do mestre, o discípulo procurou, na semana seguinte, tratar os amigos e os familiares com muita afeição e, no sétimo dia, deitou-se em sua cama e pediu que chamassem o seu mestre. Quando este chegou, o discípulo lhe disse:
- Abençoe-me, sábio mestre, pois estou morrendo. Após abençoar o discípulo, o mestre lhe perguntou:
- E como você passou a semana? Brigou com a família, com os amigos? E o discípulo lhe respondeu:
- Obviamente que não. Eu os amei intensamente. Após ouvir isso, o mestre lhe falou:
- Você acabou de descobrir o meu segredo. Eu sei que posso morrer a qualquer momento, por isso, procuro ser sempre amável com todas as pessoas de minhas relações.
Curiosamente, muitas pessoas que passam por experiências radicais, como são as experiências de quase morte (EQM), mudam profundamente sua forma de viver, passando a amar e a valorizar muito mais seus familiares, o meio ambiente e as demais pessoas com as quais se relaciona. Essa mudança de sensibilidade é conhecida como metanóia, na qual uma atitude egoísta diante dos fatos é substituída por uma atitude amorosa. O egoísmo é fruto, basicamente, do medo da morte. E a maioria das pessoas teme a morte porque possui uma consciência equivocada, acreditando que a morte é o oposto da vida. Mas, na verdade, o que se opõem à morte é o nascimento.
A vida está além da morte e do nascimento. Ela antecede o nascimento e continua além da morte. O que nós conhecemos por vida é apenas um de seus ciclos, formado por um nascimento e uma morte. Vamos, nesse encontro, chamar esse ciclo de existência.
O egoísmo se alimenta do medo da morte e vice-versa. Todos nós queremos permanecer vivos e como acreditamos que a morte é o oposto da vida, temos medo de morrer e lutamos arduamente por aquilo que acreditamos ser a vida: a matéria.
Acumulando bens materiais, buscando a felicidade no consumo ou na posse de outras pessoas, acreditamos que isso nos faz vivos e nos afasta da morte. Todos desejam viver eternamente. E é justamente isso o que acontece.
A vida é realmente eterna. Apenas cada existência, ou seja, cada ciclo de nascimento e morte, é finito.
Recebi por e-mail sem a citação da autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas