quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cuidado com o que você escreve por aí

Nem sempre as pessoas param para pensar quanta informação estão revelando na internet. E não estamos falando da vergonha das fotos comprometedoras tiradas no último no final de semana ou da poluição informacional que é falar sobre o almoço de hoje, de amanhã, de sempre. As pessoas também deveriam pensar nessas coisas, mas há outras.

Há um problema sério aqui, que cresce junto com uma das principais tendências da web, a geolocalização. Logo, tudo deve ser geolocalizado, o que significa que tweets, atualizações do Facebook, comentários em blogs, devem passar a conter informações sobre a localização – latitude e longitude – de seu autor.

Partindo dessa ideia, três programadores holandeses criaram o site Please Rob Me (por favor me roube, em português), que lista todas aquelas casas vazias por aí. O site é mais uma crítica às mídias sociais geolocalizadas do que um ferramenta para promover o crime – tanto que quem aparece no site recebe uma mensagem avisando ser um possível alvo para ladrões.

A explicação dos holandeses:

Não nos levem a mal, amamos esse lance de localização consciente. A informação é muito interessante e pode ser usado para criar algumas aplicações realmente impressionantes. Entretanto, a maneira em que as pessoas estão sendo estimuladas a participar compartilhando essas informações, é menos impressionante.

O Please Rob Me utiliza os dados do Foursquare, um aplicativo para smartphones que utiliza Twitter e geolocalização em uma espécie de jogo. No Foursquare, as pessoas avisam os amigos quando chegam em algum lugar. Pelo número de vezes que você avisa que está nesses endereços, pode receber badges – coisas como “adventurer” (passou em 10 endereços diferentes) ou “super user” (passou em 30 endereços diferentes no mesmo mês) – e e se tornar prefeito de um lugar que frequente muito (um “super prefeito” é prefeito em 10 endereços ao mesmo tempo).

Algumas pessoas postam as informações do Foursquare no Twitter, permitindo que qualquer um possa encontrá-las. Pior: algumas pessoas avisam no Foursquare quando estão em suas próprias casas, e tornam até essa informação pública, facilitando ainda mais a vida de possíveis ladrões de plantão. E o Please Rob Me nem é um site complexo, é apenas um agregador dos avisos dessas pessoas despreocupadas com o que estão compartilhando.

O sucesso do Foursquare deve fazer com que ferramentas para compartilhar sua localização se espalhem pelas redes sociais. É provável que o Facebook, o maior desses sites, logo tenha a sua. (Mesmo sem essas ferramentas, universitários usavam o Facebook para roubar colegas na Venezuela.)

Você presta atenção no que compartilha na rede?

---------------------------------------------------------
Capturado no endereço: http://bit.ly/9vbhcZ em 19/02/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas