segunda-feira, 1 de junho de 2009

A lanterna de Diógenes

Liberdade é o que internet nos dá. Mas ao terminar um texto recente sobre as maravilhas da Web, escrevi: "...é bom você aproveitar. Isso não deve durar muito mais tempo." E várias pessoas perguntaram o que eu quis dizer.
Quando eu era garoto, meu pai me deu uma lanterna. Fascinado, eu andava com ela de noite ou de dia, firme no volante. Meu pai então começou a me chamar de Diógenes, referindo-se a Diógenes de Sínope, um filósofo grego que viveu em torno de 350 antes de Cristo em Sinop, onde hoje é a Turquia. Dizem que Diógenes vagava pelas ruas com uma lanterna procurando "a verdade" ou "um homem honesto". Diógenes era completamente desligado de bens materiais, vivendo como mendigo dentro de um barril. Dizia que assim era livre. Outro filósofo, Epicteto, escreveu sobre ele:
"Se quiseres que eu te mostre um varão verdadeiramente livre, apresentar-te-ei Diógenes. E de que modo chegou ele a ser livre? Destruindo em si tudo quanto o pudesse tornar presa da escravidão; desligado de tudo, completamente isolado, nada possuía. Dava tudo o que lhe pedissem, mas estava fortemente unido aos deuses e a ninguém era inferior em obediência, respeito e submissão para com a tal soberania. Estava aí a sua liberdade.".
Diógenes era um anarquista. Quando Alexandre o Grande perguntou o que poderia fazer por ele, ouviu como resposta:
- Sai da frente que você está tapando o sol...
Com sua liberdade, Diógenes incomodava. Afinal, a vida em sociedade apóia-se na supressão das liberdades. Em nome do bem comum, leis e regras nos obrigam a renunciar a nossos desejos. Caso contrário seria o caos, não é? Mas hoje em dia Diógenes não seria respeitado. Seria um pária, insuportável.
Muito bem. Com o desenvolvimento da sociedade tornamo-nos cada vez mais dependentes de pessoas e sistemas. Dependemos para comer, para morar, para brincar, para amar, para pensar. Ainda pagaremos um imposto para respirar, pode ter certeza.
E no auge dessa loucura surge algo independente: a internet. Uma rede de pessoas, a maior fonte de conhecimento da história da humanidade. Nela podemos navegar para onde quisermos. Podemos escrever nossa opinião e ler a opinião dos outros. Por ser livre, a internet é nossa lanterna de Diógenes: através dela podemos encontrar a verdade.
Mas, como aconteceu com Diógenes, a liberdade da internet incomoda. É perigosa. Enche a cabeça das pessoas de idéias... É preciso, portanto, criar regras. Primeiro as econômicas: para acessar isto ou aquilo, você tem que pagar. Depois as jurídicas: se fizer isto ou aquilo, você pode incorrer em alguma contravenção. E por fim as regras policiais: estamos te vigiando. Sabemos onde você esteve, o que você fez e o que você pensa...
Você sabia que neste exato momento está sendo discutido um projeto de lei que quer colocar "ordem" na internet? A justificativa é excelente: assim poderemos coibir os criminosos. Mas... O projeto de lei 84/99 (Lei Azeredo), que começou apoiado em regras jurídicas, agora incorpora regras policiais, introduzidas pelo Ministério da Justiça. Além de todos os dados de tráfego, como horários de entrada e saída do internauta, os provedores serão obrigados a registrar o nome completo, filiação e número de registro de pessoa física ou jurídica.
Vão saber tudo que você fez.
Daí para controlar o que será publicado e lido, é um nada.
Foi por isso que eu disse "...é bom você aproveitar. Isso não deve durar muito mais tempo.". Aquele "isso" quer dizer li-ber-da-de.
Fica esperto, meu. Tem gente querendo apagar a lanterna.

Luciano Pires

COMENTE ESTE TEXTO EM: http://www.lucianopires.com.br/idealbb/view.asp?topicID=11084

2 comentários:

  1. Sou o seguidor de numero 50!!! heheheheheh
    Gostaria de saber se vc tem (ou sabe onde posso achar,só quero ler por curiosidade) a carta nº 24 de Diógenes de Sinope. Foi procurando ela que acabei aqui no seu blog. abç e obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Edson!
    Olha, não sei não onde encontrar a carta nº 24 de Diógenes de Sinope.
    Obrigado pelo carinho.

    ResponderExcluir

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas