terça-feira, 30 de março de 2010

Raízes de Grama

Raízes de Grama (grassroots = movimentos populares) do Klimaforum09 nos bastidores da COP-15

Bella Center - a casa para a COP15 - em segundo plano

Blog dos bastidores: Para mim o Bella Center poderia ser em qualquer lugar do mundo.Há uma completa desconexão entre o processo político e o Mundo.

Por Rachel MacIntyre

Ficar em pé no meio do Øksnehallen para assistir à transmissão televisiva em tela grande da cobertura ao vivo do Bella Centre foi surreal. Para mim, o Bella Centre poderia ser em qualquer lugar do mundo. Há uma completa desconexão entre o processo político e o Mundo. Eu não tinha contato direto com as negociações COP15, exceto os briefings, dados diariamente no Klimaforum e as histórias de quem por lá ciirculava. No sábado passado, durante os protestos o nosso objetivo essencial era chegar ao Bella Centre.Um incentivo falso, já que os manifestantes nunca seriam admitidos no recinto. Na TV, o movimento era mostrado da perspectiva aérea, com os manifestantes e a polícia a muitas centenas de metros de distância. Um telhado verde feito de astroturf deveria ter sido instalado para promover todas as "Greenwash" (lavagens verdes). COP15 é uma obra de inércia política internacional.

Durante as últimas 2 semanas eu trabalhei com os voluntários dos Camarões, Hungria, E.U.A., França, Alemanha, Nova Zelândia, Tailândia, Espanha, Portugal e Dinamarca. Sem os voluntários, o Klimaforum não teria sido possível. O fato de que existia uma equipe internacional num local, geralmente monocultural como a Dinamarca me dá esperança.O Klimaforum ignorou fronteiras internacionais e conseguiu reunir todas as esferas da vida, a fim de criar colaborações para o clima global. Agora que temos as conexões, homens e mulheres comuns devem vir a bordo. Mesmo com um acordo quebrado amanhã, o desafio é enorme.

Trabalhar no Klimaforum confirmou os meus receios sobre a mudança climática, mas também tenho sido encorajada pelas ações que existem, que estão em vigor e já fornecem soluções positivas.

Há algo aqui que pode plantar a semente de algo poderoso. A energia está lá. Eu estou pronto para começar o meu próprio projeto de raízes da grama.Mesmo que eu esteja longe de ser uma especialista eu sinto que o tempo é da essência e não temos tempo a perder. Se um simples Zé pode começar algo de positivo, isso pode levar outro Zé a escutar ,agir e se envolver. Respirar é o que eu preciso agora. Um pouco de um clima livre de mundo, e em seguida, é hora de começar, como uma pessoa mais inspirada e conhecedora. As tecnologias existem. Simples, locais - movimentos populares (grassroots) já estão trabalhando para encontrar soluções. É fundamental e da mais alta importância a ação de partilha destas tecnologias e soluções. Essas coisas devem acontecer para a humanidade e esta Terra sobreviverem.

Tradução livre de Edu Cezimbra
Fonte: Klimaforum09-Grassroots on Astro Turf
Capturado no site: http://bit.ly/df1KeR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas