segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Homeostase Brasileira

Tentando desvendar o que anda acontecendo com meu Brasil varonil, mergulhei na psicologia. Quem sabe estudando a gente eu entendo o país? Pois encontrei uma coisa preciosa sobre a qual você – se não for do ramo - talvez nunca tenha ouvido falar: a homeostase.

Homeostase é a propriedade de um sistema, em especial dos seres vivos, de se regular internamente para manter o organismo equilibrado. Por exemplo, quando a temperatura sobe, seu corpo avisa: calor! E você começa a transpirar. É a homeostase atuando para manter sua temperatura interna equilibrada.

O ar está seco? Seu corpo pede: água! Você sente sede e precisa tomar um gole para hidratar-se e manter o organismo equilibrado.

É a homeostase que explica nossa necessidade de sal, água, comida e oxigênio.

Hoje em dia, além de em seres vivos, a homeostase já é usada para explicar certos comportamentos de indivíduos ou grupos de pessoas em relação a contextos externos. O termo entrou na moda definitivamente nos anos sessenta depois que o ambientalista James Lovelock anunciou sua Hipótese de Gaia, propondo que o planeta Terra é um sistema complexo, um organismo vivo e inteligente que pratica a homeostase para manter-se em equilíbrio. Assim, as grandes catástrofes naturais seriam manifestações da busca da estabilidade do planeta. Fascinante, não?

Pois então... Parodiando Lovelock, eu acho que o Brasil também é um sistema, constituído por um território, quase 200 milhões de indivíduos e suas interações. O Brasil é um organismo vivo! E está desequilibrado. 

Depois do terrível aprendizado dos anos da alta inflação, fomos treinados a dar atenção apenas à economia. E hoje temos indicadores econômicos aparentemente muito positivos, mostrando que conseguimos equilibrar nossas contas, estimular nossos mercado e proteger nossa economia. Estamos economicamente robustos e em franco desenvolvimento econômico. Mas a economia é apenas um dos “órgãos” do Brasil. E nem de longe o mais importante.

Como é que está o equilíbrio do “organismo Brasil” na área política? Na social? E na cultural? Na ambiental? Na justiça? Na educação? Esses “órgãos” são interdependentes e estar bem na economia não garante o equilíbrio do sistema, sacou?

Por isso começamos a ver algumas manifestações da homeostase do Brasil. A violência é uma delas. Como uma espécie de febre, é um indicativo de que algo não vai bem no organismo social brasileiro, que não consegue se curar sozinho. 
A burrice institucionalizada é outra. Um indicativo de que na área cultural algo anda desequilibrado. E o organismo não consegue se curar sozinho.
Mas onde o bicho pega mesmo é no equilíbrio moral, que há tempos foi para a cucuia. O organismo brasileiro está moralmente desequilibrado. Doente. E a homeostase brasileira não dá conta de equilibrá-lo.

Nosso organismo só será saudável quando todo o sistema estiver em equilíbrio. 

Tá na hora de tomar remédio.

Luciano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas