segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

“O homem engana, a mulher trai”



Policial Rodoviário Federal, e estudioso de assuntos relacionados a sexualidade.

Contatos através do email: adalbertoava@bol.com.br

Por incrível que pareça, todos os conflitos, os ressentimentos, as intrigas, as separações e a violência têm como fato gerador a suspeita de infidelidade.


Por incrível que pareça, todos os conflitos, os ressentimentos, as intrigas, as separações e a violência têm como fato gerador a suspeita de infidelidade. Digo suspeita porque perante a lei dos homens, todos são inocentes até que se prove em contrário. Querer provar ou descobrir que está sendo enganada (a mulher) ou traído (o homem), é outra história. Como ninguém é igual a ninguém e todos têm sua maneira de ser, pensar e agir, cada caso é um caso e o desfecho nem sempre é previsível. Tudo isso porque a mulher ainda não aceita a realidade dos fatos. Na prática e por tradição, o homem engana e a mulher trai. Em outras palavras (simbolicamente, é claro) o homem comete um "crime culposo" e a mulher um "crime doloso".

Normalmente quando a mulher resolve manter uma relação extraconjugal, ela planeja de maneira fria e calculista cada etapa de sua decisão. Desde a escolha do parceiro - com quem irá dividir a mesma cama e momentos de intimidade - até as condições, hora e local. O importante é ser discreta e que tudo aconteça no mais absoluto sigilo. O fato de ser uma relação proibida mais a excita, mas procura de todas as maneiras evitar complicações futuras. Ou seja, a infidelidade da mulher assume as características de um crime premeditado, pois durante todo o processo há a fria intenção de trair. Essa atitude me faz lembrar uma canção na vóz de Wanessa Camargo, que diz: "Os homens não são os únicos com amores escondidos, é que as mulheres disfarçam bem melhor o proibido. Fui pior que você, pois eu souber esconder (...) "; e por aí vai.

Com relação a infidelidade do homem as circunstâncias são outras e muitas são as razões que justificam o seu comportamento e a decisão de não ser fiel ou monogâmico. Aliás, a monogamia é rara entre os mamíferos e quase inédita entre primatas. Antes do colonialismo ocidental e do imperialismo social judaico-cristão, a vasta maioria das sociedades humanas era poligâmica. Quem estudou um pouco de história e de biologia, sabe bem disso. Portanto, a monogamia é uma criação cultural.

É instinto natural do macho querer mais de uma fêmea, e com o homem (só porque é racional) não é diferente. Eu costumo dizer que o adultério do homem é uma questão de testosterona - substância que atua na parte do cérebro que regula as emoções, o sexo e a agressividade -, que faz com que ele mais do que a mulher se torne um polígamo em potencial. Como os homens têm maiores quantidades de testosterona do que as mulheres, o seu ímpeto sexual também é maior. O impulso ou desejo de praticar a atividade sexual é tão forte que se torna quase impossível conter a própria natureza.

A doutora Helen Singer Kaplan, da Cornell Center de Nova York, com a autoridade de uma vida inteira dedicada à pesquisa da sexualidade humana, assegura: "Uma mulher pode ficar excitada e ter mais orgasmos que um homem, mas não é tão compelida sexualmente como ele. O ímpeto sexual masculino é muito mais difícil de reprimir. Não estou dizendo que não haja fatores culturais importantes na sexualidade, mas fatores biológicos não podem ser esquecidos".

Se o touro cobre mais de uma vaca, se o galo reina absoluto entre as galinhas, e o cachorro tem à sua disposição todas as cachorras da rua, por que o homem não pode ter mais de uma mulher? Seu comportamento sexual visto desse ângulo não é clandestino nem irresponsável.

Se até para a infidelidade masculina existe uma explicação científica provocada por fatores biológicos, é claro que os fatores culturais não podem ser desprezados. Por tradição, o homem é desde criança educado para ser forte, macho, conquistador, enquanto a mulher para ser meiga, feminina e reservada. O macho é treinado e orientado para ser caçador, correr atrás da presa e mostrar que é superior. A fêmea, como no mundo animal, cabe participar do processo de seleção na escolha do macho com o qual irá se acasalar, procriar e garantir a perpetuação da espécie.

Quando a mulher desconfia ou descobre que o parceiro está sendo infiel, reage como se o mesmo estivesse cometendo um "crime hediondo", algo imperdoável. O fato é que o homem, estimulado por determinadas circunstâncias não consegue reprimir seus instintos naturais. Isto é tão verdadeiro que, acompanhando a evolução da espécie, novos padrões de comportamento foram definidos exatamente para disciplinar, educar e controlar esse lado animal do homem e garantir a ordem social.

Há séculos o comportamento sexual masculino é endossado por fatores biológicos e culturais, e se ainda hoje a sociedade trata de forma diferente a mulher no aspecto dos papéis sexuais dentro do contexto social, é porque ela própria continua alimentando o sistema. É por essas e outras que eu digo que o homem engana e a mulher trai. Antes e acima de tudo a si mesma.

O homem tem a ciência, a cultura e a tradição a seu favor no que diz respeito a sua sexualidade, ao passo que a mulher, mesmo com a revolução sexual, não conseguiu se livrar das amarras dos modelos tradicionais e de forma inconsciente ou não, continua alienada e fiel aos padrões de conduta da sociedade patriarcal. Segundo algumas pesquisas a mulher não trai mais por falta de coragem. Se ela ainda tem medo de exercer sua sexualidade, de fato e de direito, ao ser infiel a mulher não trai apenas seu parceiro, trai princípios e valores que no íntimo ainda acredita.

2 comentários:

  1. Achei tudo isso muito confortante para os homens,já que se apoiam em testosterona e o reino animal como base para sua infidelidade uma pena pois esperam por ai conquistarem o direito de seus atos como se tudo isso fosse justificativa e apoio.
    vale lembrar que também neste mesmo reino animal ,temos como mulheres o mesmo apoio,pois há fêmeas que se acasalam com vários machos a fim do melhor resultado para sua cria!
    Já imaginou se a prática fosse apoiada ?porque principalamente os primatas machos cuidam de todos os filhotes , pois a fêmea se acasala com muitos do bando,acho que justamente por não saberem que são os verdadeiros pais!
    Fica aqui minha opinião,acho melhor rever seus conceitos !

    ResponderExcluir
  2. Não estamos falando de animais (macho ou fêmea) mas se de SERES HUMANOS RACIONAIS que têm a inteligencia e a capacidade de distinguir o certo do errado. O animal faz isso pq é do instinto dele e pra ele é normal. O homem trai pq quer e não pq é um mero "animal movido a testosterona". Ele age errado sabendo que está errado.....n me venha comprar atitudes machistas com necessidades de "extinto animal"...

    ResponderExcluir

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas