Parque Estadual do Cantão, Rio do Côco, Pium/Tocantins |
Organizado por uma série de especialistas do setor florestal, o livro “O Valor da Floresta” debate o futuro das árvores no planeta e a importância que possuem no combate aos problemas ambientais do mundo
Mônica Nunes/Débora Spitzcovsky
A floresta em pé tem muito mais valor do que derrubada: essa é a mensagem que os especialistas Marco Antonio Fujihara, Roberto Cavalcanti, Andre Guimarães e Rubens Garlipp querem passar aos leitores do livro “O Valor da Floresta”, publicado pela Editora Terra das Artes.
A obra defende a ideia de que as florestas são a solução para os principais desafios ambientais do planeta, como a conservação do solo e da biodiversidade, a manutenção e regularização de regimes hídricos, a melhoria na qualidade do ar e o combate às mudanças climáticas, já que o plantio e a regeneração das árvores podem ajudar na compensação das emissões de CO2.
Para mostrar como as florestas podem ter valor econômico em pé, os organizadores ainda apresentam aos leitores uma série de produtos e serviços ambientais que trazem lucros, mas são baseados em procedimentos sustentáveis, beneficiando o meio ambiente e, também, a comunidade local. Segundo eles, o comércio internacional de produtos florestais movimenta cerca de US$ 330 bilhões todos os anos.
A obra foi lançada em São Paulo, no dia 13 de julho do ano passado. Está disponível para compra nas principais livrarias do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário