terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Você quer Seguir seu Sonho mas Falta Coragem?

Você quer subir até o ponto da montanha quer imaginou para você mas falta coragem? Existem milhares de pessoas com você neste ponto. Pois bem, saiba que existem vários caminhos. Um deles é você escrever as etapas da escalada. Ao escrever todas as etapas, você terá mais clareza e sentirá, de uma forma ou de outra, a alegria de que está avançando e a paixão para ter mais coragem e agir. 

Antes de falarmos de algumas dicas, saiba que coragem não é ausência de medo. Coragem é enfrentar o medo. Tudo bem, o pressuposto principal desta jornada é que você saiba qual é a sua montanha, qual o seu sonho. Ouvindo isso dentro de você, escreva as razões e as emoções que fazem você querer caminhar até o cume. Colocar estes sentimentos no papel te farão sentir o significado e a causa para atingir o topo da montanha. Sentir o significado é a sua alimentação para o sonho, gera motivação para você enfrentar frio e tempestades. 

Muito bem, depois de se alimentar, veja as rotas que existem na montanha para você subir até o cume. É a fase das opções. Fale com você mesmo sobre os ganhos, perdas e riscos de cada caminho. Escreva pelo menos 3 rotas alternativas. Quanto mais opções você tiver, maiores as suas chances de sucesso, e maior o calor de coragem que você sentirá. 

Depois que você anotar os ganhos, perdas e riscos de cada caminho, a melhor opção vai gritar para você. Aí, faça planos de ação para minimizar os riscos do melhor caminho. Por exemplo, se o caminho for escorregadio, compre botas com travas maiores, contrate um guia, aumente o material de proteção, leia a previsão do tempo para caminhar em dias de sol etc. 

Quando você concluir a escolha do caminho, planeje como você vai atravessar esta rota que te leva até o cume da montanha, seu sonho. Visualize antecipadamente cada etapa, como se fossem marcos na estrada. Outra dica é escreva todas as atividades que precisam ser feitas para você subir até o topo da montanha. Não precisa escrever na ordem exata. Vá escrevendo aleatoriamente e depois você ordena numa seqüência. 

Aí, depois de fazer tudo isso, é dar o primeiro passo. É como fala o provérbio chinês: uma grande caminhada começa com o primeiro passo. Você notou que falamos o tempo todo em escrever? Pois bem, acredite nesta dica. Pensar no papel faz uma diferença incrível. 

E como estas etapas te ajudam a ter mais coragem? Elas te ajudam pois você vai enxergando os caminhos, as alternativas, faz planos de ação, se previne, identifica os recursos que precisa, apoio, tempo necessário, provisões etc. Quanto mais você escreve e imagina tudo o que vai acontecer, mais você sente a segurança de que é possível e que você pode. Você vai sentir, de um jeito ou de outro, mais cedo ou mais tarde, a sua coragem aumentar no seu peito e no seu estômago. 

Planejar não garante o sucesso, mas aumenta muito as probabilidades. Escreva a viagem como fizemos acima e você sentirá a coragem aumentar. A coragem vai falar muito mais alto que o medo. Depois é com você dar o primeiro passo. Vá em frente e siga o caminho do seu sonho. 

Frederico Graef – Coach e Palestrante 
Membro da Sociedade Brasileira de Coaching 
www.fredgraef.com.br – fred@fredgraef.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas