sábado, 8 de novembro de 2008

Carta do Chefe Seattle

Em 1854, o governo americano fez uma oferta para comprar as terras da Tribo Suquamish. O chefe Seattle então respondeu através da carta abaixo, uma das mais belas e comoventes declarações de amor à nossa Mãe Terra que já foram feitas. Leia e medite profundamente sobre cada palavra. Mostre para seus pais, irmãos, filhos, tios e amigos, espalhando mais e mais esta declaração de amor à Vida.
A Carta que se segue é uma tradução livre. Você pode verificar a íntegra da Carta que foi lida nas Nações Unidas, ou conferir, em inglês, o que se acredita que seja a versão oficial do que ele realmente disse.
Cada pedaço desta terra é sagrado para a minha gente. Cada broto cintilante do pinheiro, cada costa arenosa. Cada orvalho na madeira escura. Cada clareira e cada inseto cantarolante é sagrado na memória do meu povo.
A seiva que corre através das árvores, carrega a memória do meu povo. As flores perfumadas são nossas irmãs. Nós somos parte da terra, e a terra é parte de nós. O cervo, o cavalo, a grande águia são nossos irmãos. Nós todos pertencemos a mesma família.
Se vendermos nossa terra, devem lembrar que ela é sagrada. A brilhante água que corre nos riachos e nos rios, não é apenas água, mas o sangue da nossa gente.
Se vendermos nossa terra, devem ensinar suas crianças a terem bondade com o rio como se tem com um irmão. O homem vermelho tem sempre recuado ao avanço do homem branco como a cerração que se vai, ante a luz da manhã.
O homem branco não entende os nossos métodos. Ele trata a sua mãe como algo a ser comprado e vendido. Ele devora a Terra e deixa para trás apenas um deserto.
Onde está o grilo? Foi-se! Onde está a águia? Foi-se! Adeus aos pôneis selvagens e a caçada. É o fim da vida, e o início da sobrevivência.
Por alguma razão especial Deus deu a vocês o domínio sobre esta Terra. O destino é um mistério para nós. A Terra é preciosa para Deus. Machucar a Terra é machucar o seu Criador.
Se vendermos nossa terra, vocês devem mantê-la sagrada. Um lugar em que sentimos o gosto do vento, que é adoçado pelas flores da pradaria.
Todas as coisas estão conectadas.
O que é a vida se o homem não pode mais ouvir o canto dos pássaros? O que seria a vida sem os animais? Se os animais se fossem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito.
Todas as coisas estão conectadas.
Se vendermos nossa terra, ensinem às crianças que a Terra é nossa Mãe. Isto nós sabemos! A Terra não pertence ao homem. O homem pertence a Terra.
Todas as coisas estão conectadas, como o sangue de uma família.
Nós não criamos a teia da vida, somos apenas um fio dela. O que fazemos a teia, fazemos a nós.
Todas as coisas estão conectadas.
Cada pedaço de terra é sagrado para a minha gente. O homem vermelho ama a terra como o recém-nascido ama o bater de coração de sua mãe.
Se vendermos nossa terra, amem-na como nós a amamos. Cuidem da terra como cuidamos. Mantenham em sua memória a visão da terra como vocês a tomaram. E, com toda a sua força, com toda a sua inteligência, e, com todo o seu coração, preservem-na para as suas crianças. E amem-na, como Deus nos ama.
Uma coisa sabemos: Nosso Deus é o mesmo Deus.
Podemos ser irmãos, apesar de tudo.
Veremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas