quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A importância das coisas

Colaboração de Denise Tellier Sartori
Um dia um professor chegou diante de sua classe trazendo uma garrafa com 2 litros de água , garrafa de vinho fechada, um pote de vidro grande e vazio, um saco de areia, um saco de bolas de golfe e uma caixa de bolas de gude.
A classe ficou sem entender nada com aquela cena. Mas sem dizer uma palavra, o professor pegou o pote de vidro e começou a enchê-lo com bolas de golfe.
Em seguida, perguntou aos seus alunos se o pote estava cheio e, imediatamente, estes disseram que SIM.
O professor, então, pegou uma caixa cheia de bolas de gude e a esvaziou dentro do pote. As bolas de gude encheram todos os vazios entre as bolas de golfe.
O professor voltou a perguntar se o pote estava cheio e voltou a ouvir de seus alunos que SIM.
Em seguida, pegou o saco de areia e o esvaziou dentro do pote. A areia preencheu os espaços vazios que ainda restavam e ele perguntou novamente aos alunos, que unanimemente responderam que o pote agora estava cheio.
Em seguida abriu a garrafa de água e a derramou toda sobre e o pote, umedecendo a areia.
Os estudantes riam da situação, quando o professor lhes falou: - Quero que entendam que o pote de vidro representa as nossas vidas. - As bolas de golfe, são as coisas mais importantes. São aquelas que dão sentido a nossas vidas. São aquelas coisas com as quais nossas vidas estariam cheias e repletas de alegrias, tais como: a saúde, a família, os filhos, os amigos e as pessoas especiais. - As bolas de gude são as outras coisas que importam; o trabalho, a casa bonita, sucesso, dinheiro, o carro novo, a roupa, a aparência, etc. - A areia representa todas as pequenas coisas. Coisas sem muita importância.- Mas, se tivéssemos colocado a areia em primeiro lugar no frasco, não haveria espaço para as bolas de golfe.
O mesmo ocorre em nossas vidas. Se gastamos todo nosso tempo e energia com as pequenas coisas, nunca teremos lugar para as coisas realmente importantes. Prestem atenção nas coisas que são cruciais para a sua felicidade. Brinquem com seus filhos, saiam para se divertir em família, dediquem um pouco de tempo a vocês mesmos, tenham fé em algo ou em alguém, pratiquem seu esporte favorito, ame e deixe ser amando. Sempre haverá tempo para as outras coisas, mas ocupem-se das bolas de golfe em primeiro lugar. O resto é apenas areia.
- A expressão "é mais importante que" é uma das mais importantes para o nosso dia-a-dia, por vezes até para nossa sobrevivência. Algo que consideramos mais importante merece mais da nossa atenção e da nossa energia, e pode conduzir-nos até a sacrifícios que sem essa avaliação de importância não ocorreriam. Distorções nas nossas relações de importância podem conduzir a desarmonias e problemas. Cuidado, pois manter modelos mentais distorcidos da realidade pode ser a causa de muitos problemas.
Um aluno se levantou e perguntou o que representava o vinho, já que ele não foi usado no seu experimento?
O mestre lhe respondeu: "Que bom que me fizestes esta pergunta, pois o vinho serve apenas para demonstrar que não importa quão ocupada ou cheia esteja nossa vida, sempre haverá lugar para tomar um vinho com uma pessoa especial ou uma cervejinha com os amigos.
(Autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas