quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A revolução da sua cuca


"Experiência não é o que acontece com um homem;é o que um homem faz com o que lhe acontece." Aldous Huxley
DICA: Somos o que pensamos! De olho na vida!
Sabe qual é a maior revolução de todos os tempos? A REVOLUÇÃO DA SUA CUCA.
Olhe em volta de você. Preste atenção naquilo que está em volta de você! Observe-se e espante-se (como eu) sobre um fato concreto: SEMPRE, EM QUALQUER SITUAÇÃO, VOCÊ VAI OBSERVAR QUE, NO MÁXIMO, 20% das pessoas, das empresas, dos estudantes, dos professores, dos políticos, de qualquer coisa são responsáveis por 80% do SUCESSO. Apenas, no máximo, 20% de nós ficam com 80% do melhor, do êxito, do dinheiro, do reconhecimento, da fama... Por quê? Preste atenção: você toma 10 táxis em São Paulo, em qualquer cidade... você vai ver que 2 taxistas são especiais. São diferentes. Conhecem as rotas alternativas. Perguntam que música você quer ouvir no carro. São felizes. Transmitem felicidade e paixão pelo que fazem... Preste atenção na sua própria família, se você quiser chegar "mais juntinho de você mesmo"... Analise seus familiares... veja que, novamente, no máximo, 20% deles crescem, evoluem, se destacam... são mais estudiosos, são mais apaixonados, são mais felizes... Por quê? Observe as lojas, o comércio, os bares do seu bairro... veja que, no máximo, 2 em cada 10 têm algo VIVO, único, especial. Veja seus colegas de trabalho... da mesma forma...
Sabe que isso chega a ser irritante? Eu mesmo me perguntava disso e nunca quis aceitar: "Não, não é possível que Deus tenha derramado talento, vontade, vida, iniciativa apenas sobre cerca de 20% de nós, suas criaturas... o que acontece com os demais 80%????"
Inicialmente, eu buscava resposta nas condições sociais. As pessoas são diferentes, pensava, porque nasceram em " berço de ouro ", e outras não... aí, para surpresa minha, via que, nas famílias mais ricas, com todo o dinheiro do mundo, novamente, no máximo, 20% deles eram diferentes, especiais, cresciam... e que o resto ou era medíocre ou - ainda por cima - destruía tudo o que outros haviam ganho!!!!???? Aí, observava que, mesmo nos lugares mais pobres, mais difíceis... nas prisões, hospitais, junto a deficientes físicos, nas favelas... nessas circunstâncias, encontrava gente espetacular, maravilhosa, pessoas que transcendiam a tudo isso, cresciam e superavam todos esses obstáculos, e que sabiam mais, eram mais felizes do que uma enormidade de outras pessoas em situações físicas ou condições financeiras superiores... mas, também nesses lugares e circunstâncias, o fenômeno dos 20% que fazem a diferença estava lá, sempre constante...
Sou professor de Marketing da ESPM há cerca de 18 anos. E é fatal, sempre, em qualquer classe de alunos, 20% são especiais, se destacam... todos desejam, todos passaram pelos testes, todos têm acesso ao mesmo conhecimento, todos têm, relativamente, as mesmas condições sociais e econômicas... mas apenas alguns superam, transcendem ... Então, caro leitor, o que é que há? O que existe é a forma como pensamos. É o sentido e o significado que damos à nossa vida.
Podemos, na vida, nos resignarmos ou sermos "rebeldes". A rebeldia é separada em duas: a boa e a má rebeldia. A boa rebeldia é a que desafia, constrói, não aceita a mediocridade. Luta para superar, dá show, dá exemplo de vida. A má rebeldia é a rebeldia parasitária. É o campo de ação dos "Elias Malucos" da vida...querem crescer, querem superar obstáculos, porém caminham pela zona obscura do lodo humano. A boa rebeldia faz de cada obstáculo um grande motivo para o crescimento.
E, fora disso, existe a LEGIÃO dos resignados. Estes, a grande maioria das pessoas... vive ainda na busca das "desculpas" por que as coisas não acontecem. Atribuem sempre aos outros o motivo da sua infelicidade. Culpam pai, mãe, tios e avós. Procuram nos sócios a razão do insucesso nos negócios. Buscam explicações nos professores e nas escolas pelo fato de não serem alunos especiais... Trata-se ainda de uma grande parte da humanidade que não operou a espetacular REVOLUÇÃO MENTAL. Isso significa ter a convicção absoluta de que não importa a circunstância onde você esteja, não importa a dificuldade... a sua diferença, a sua excepcionalidade é gerada exclusivamente pela sua vontade, força, determinação de viver e de construir sua vida na ética, no bem, na sagrada e boa rebeldia... Essa luta é uma luta travada dentro das nossas "cucas". É a luta entre o nosso sentimento de "patinhos feios versus o nosso cisne", igual à história de Andersen, onde um patinho feio diferente, esquisito era maltratado e escorraçado pelos outros do seu bando, até o dia em que descobriu que ele não era um pato e sim um cisne... ele era ele mesmo... diferente... e só conseguiu a felicidade ao compreender e assumir isso e procurar a "sua turma"!
Podemos todos fazer parte do crescimento, devemos lutar para inverter essa tendência fatídica da história do ser humano no planeta terra. 80% de nós podem ser especiais, únicos, felizes, empreendedores, geniais... a diferença reside exclusivamente DENTRO DE NÓS MESMOS... e tudo começa pela forma com que pensamos. O que pensamos define a nossa realidade. Pense especial. Tenha orgulho de você. Assuma suas diferenças. Faça aquilo pelo que você tem paixão... então, nos negócios, na arte, no esporte, como pai, educador, filho... a vida irá se transformar aos seus olhos.... e, muito importante, preste muita atenção naqueles 2, em cada 10, que são admiráveis... a vida é o espelho da nossa atenção. Mire-se, sempre, no exemplo dos construtores, dos especiais, dos que transcendem todas as dificuldades ... ao fazer isso, você começa a ser "igual" aos diferentes e especiais... e você vai constatar que o sentido da vida é ter um sentido só seu... e que dinheiro... é apenas um meio de vida, jamais um fim.
FONTE: José Luiz Tejon Megido, autor do livro "O Vôo do Cisne", Editora Gente, e Consultor da USEn em Agronegócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas