domingo, 21 de fevereiro de 2010

6. Respeito é bom

O termo CIVILIDADE vem da palavra civitas, que quer dizer cidade. Tem civilidade, portanto, aquele que sabe viver em sociedade, um sistema refinado ao longo dos tempos. No século XVI, por exemplo, o filósofo holandês Erasmo escreveu uma espécie de manual de comportamento. "Ele explicava que não devemos cuspir à mesa nem na mesa, nem beber a sopa direto da sopeira, nem colocar as botas em cima da mesa. Soaria estranho fazer isso hoje, mas houve um tempo em que os nobres precisaram ser educados para melhorar seus modos", diz Renato Janine Ribeiro. Na construção da sociedade ocidental, o mesmo conceito que abrange algo aparentemente acessório, como os bons modos à mesa, inclui o complexo mecanismo do respeito entre as pessoas, base das relações civilizadas. "Hoje, o que entendemos como a ideia central da civilidade é justamente o respeito pelos outros. Os bons modos mostram a nosso próximo que temos estima por ele", diz Ribeiro. Roberto Romano propõe uma pergunta simples para aplicar o conceito de civilidade em diferentes situações da vida cotidiana: o que posso fazer pelo outro para que a vida de todos seja suportável? Ed Ferreira/AE

O fato





Desprezar o conceito de serviço público, legislar em causa própria, fazer nepotismo cruzado, usar recursos não contabilizados e mentir muito. Todo mundo já percebeu de quem estamos falando. Mas fazer tudo isso e ainda esfregar na nossa cara? Em maio passado, o deputado SÉRGIO MORAES (PTB-RS) se irritou com jornalistas que cobravam dele posição mais rigorosa sobre o caso do colega do castelo de 25 milhões de reais nunca declarados e tripudiou: "Eu estou me lixando para a opinião pública. Até porque a opinião pública não acredita no que vocês escrevem. Vocês batem, batem, e nós nos reelegemos mesmo assim". A ofensa em escala nacional não abalou o senhor Moraes. "A mídia distorceu a minha fala. O que eu quis dizer é que eu não ia mentir, como a mídia queria", insiste. E reincide: "Não fui deselegante com ninguém, não me arrependo e tenho muito orgulho do que eu disse".

A análise

"O deputado desrespeitou quem votou nele, desrespeitou seu cargo, desrespeitou quem escutou aquela declaração. O perigo mais evidente nesse tipo de situação é o comportamento mimético. As pessoas pensam: se o deputado rouba, por que eu não posso roubar? Se ele fala essas coisas, por que eu tenho de me esforçar para ser educado?", diz Gaudêncio Torquato.

Original no site:
http://veja.abril.com.br/041109/pequeno-manual-civilidade-p-108.shtml

Um comentário:

  1. Infelizmente estas práticas infectaram o Serviço Publico. Massacrando os servidores concursados comprometidos, que tem um vínculo e uma longa história profissional acompanhando essas manobras absurdas, estes que como eu são ameaças á este sistema corrupto que banalizou a Etica a Lei e os tres poderes. Atualmente para ter um contracheque ( um número de siape) basta ter sido indicado por um político( os que assumem quase 100% dos cargos em comissão no poder executivo, legislativo e judiciário. Com todas as vantagesn, que foram retiradas dos servidores do quadro dos ministérios, senado, congresso, treibunais. Sem compromisso nenhum, pois entram e saem devastando a produção dos serviços públicos e são impunes. Se alhguem ousa sequer perceber é massacrado de todas as formas. Eu sou uma vítima dessa violencia desde 1996 , e continuo sendo. Está cada vez mais dificil servir, eu fui aposentada injustamente por invalidez permanente proporcional , devido a um acidente em serviço. Ninguem quer decidir o que é simples e honesto. E eu quero apenas trabalhar como Enfermeira e Especialista, elaborar e desenvolver pequenos projetos. Imagine que os confrontam os interesses milionários dos grandes projetos? A sociedade brasileira está imobilizada e alienada. Quem quiser sacudir pode contar comigo. Informações não faltam, estão aí para todos comprovarem, mas quem decide pela mudança?Quem quer se comprometer? Quem quer desistir de suas vantagens pessoais, favores e outras coisinhas "encantadoras"?

    ResponderExcluir

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas