sábado, 3 de julho de 2010

Grigory Perelman recusa prêmio

O recluso matemático russo Grigory Perelman, que havia virado manchete há alguns anos por ganhar um prestigioso prêmio de matemática e recusá-lo, recusou oficialmente outro prêmio, informou nesta quinta (1) o instituto responsável pela premiação.

Perelman resolveu a conjectura de Poincaré, problema matemático dificílimo de topologia. Em 2006, foi premiado com a Medalha Fields, o Nobel da matemática, mas não compareceu à cerimônia para recebê-lo.

Agora, Perelman recusou receber um novo prêmio, com a diferença de que essa honra vem acompanha de um cheque de US$ 1 milhão.

AP
Matemático russo Grigory Perelman recusa prêmio.

A decisão de Perelman foi anunciada pelo Instituto Clay de Matemática, em Cambridge, Massachusetts (EUA), organização responsável pela premiação.

Jim Carlson, presidente do instituto, disse que a decisão de Perelman não é uma surpresa, pois ele já havia recusado vários outros prêmios.

Carlson disse que Perelman o informou semana passada sem dar explicações. Mas, segundo a agência de notícias Interfax, Perelman teria rejeitado o prêmio por considerá-lo injusto.

Perelman disse à Interfax que considera sua contribuição à resolução da conjectura de Poincaré semelhante à do matemático da Universidade Columbia Richard Hamilton, que não ganhou o prêmio.

"Em resumo, a principal razão é minha discordância com a comunidade matemática organizada, disse à Interfax o matemático russo de 43 anos. "Não gosto das decisões deles; eu as considero injustas."

Carlson disse que o instituto deve decidir nos próximos meses o que fazer com o dinheiro do prêmio.

O matemático desempregado vive em São Petersburgo com sua mãe e irmã.
-------------------------------------------------------------------------
Original no site: http://bit.ly/9gP6bq

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas