quinta-feira, 12 de março de 2009

O que é... e o que não é Psicologia?


Para os leigos, responder a esta questão pode parecer nada desafiador. Um maneira simples de definir a Psicologia seria recorrer ao dicionário, que traz em seu cerne o conceito de uma disciplina científica, cujos estudos estão voltados para a mente – ou processos mentais – e o comportamento.
Conceituar a Psicologia poderia ser simples assim, não fosse a própria complexidade dos termos utilizados nesta definição. Afinal o que caracteriza uma disciplina científica? E como a Psicologia define mente e comportamento?
Psicologia: uma ciência?
_________________________________________________________
A história do desenvolvimento da Psicologia enquanto disciplina científica é uma história conturbada e marcada por uma enorme confusão conceitual. Desde que tentou se tornar uma disciplina independente, distanciando as discussões do âmbito filosófico e aproximando-as do âmbito científico, a diversidade tomou conta da Psicologia. Diferentes escolas do pensamento surgiram ao longo da história, cada qual com uma definição própria de objeto de estudo e de corpo teórico.
É esperado que uma disciplina legitimamente científica seja capaz de delimitar e definir precisamente o objeto de estudo. Desta precisão esperada, surge o primeiro problema para a definição da Psicologia como ciência. Se forem desconsideradas as idiossincrasias encontradas nas diversas “teorias psicológicas”, é possível dizer que de alguma forma todas tratam de investigar a mente e o comportamento.
No decorrer da história, no entanto, os psicólogos nunca chegaram a um consenso acerca dos conceitos de mente e de comportamento e até hoje não foi possível definir unívoca e precisamente o objeto de estudo da Psicologia.Também é esperado de uma disciplina científica que ela seja capaz de delimitar e definir precisamente o seu corpo teórico. Cada disciplina constrói um conjunto de explicações a cerca de seu objeto de estudo que irão constituir a teoria central, ou seja, o paradigma. Este pode ser considerado mais um problema para a definição da Psicologia, pois enquanto ciência ela se encontra em um estágio pré-paradigmático. A Psicologia ainda não possui um paradigma, uma teoria unificadora da mente, ou seja, um corpo teórico que seja consenso entre seus pesquisadores.
Psicologia Científica x Psicologia Popular
_____________________________________________
Existe ainda uma questão que extrapola o âmbito científico. Acontece que os termos utilizados na Psicologia Científica são utilizados indiscriminadamente pelo senso comum. O que gera um intercâmbio terminológico que dificulta a diferenciação entre Psicologia Científica e Psicologia Popular.
Não é o caso de desconsiderar o conhecimento popular, mas é preciso estabelecer critérios de demarcação de âmbito, distinguindo o conhecimento produzido no âmbito científico daquele que é produzido no senso comum. E o Psicólogo precisa utilizar saberes e fazeres embasados cientificamente, caso contrário, não está fazendo mais do que a amiga que aconselha em uma mesa de bar.
A Psicologia enquanto disciplina científica tem ainda um longo caminho a percorrer, com enormes obstáculos a vencer. E é por este motivo, que a tentativa de definir a Psicologia, por mais simples que possa parecer, gera mais dúvidas e questionamentos do que respostas.
Texto de Luciane Simonetti e Patricia Luzia Becker
Edição Rafaela Sandrini
Original em:

2 comentários:

  1. todos somos psicologos, mas quem fez o curso e tem o diploma pode exercer a profissão. mas que todos nós somos psicologos isso sim é verdade!

    ResponderExcluir
  2. Desculpa mas discordo! Todos somos capazes, após uma análise cuidada de entender o porquê de determinado comportamento. Agora em termos de intervenção psicológica, patologia mental, mudança de comportamentos e reestruturação mental, lamento mas não são tarefas acessíveis a leigos, pensar assim é um erro comum, infelizmente.

    ResponderExcluir

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas