terça-feira, 10 de março de 2009

O que é a ciência



Paradoxo que demonstra a impossibilidade da onipotência: Se Deus é onipotente, pode criar uma pedra tão pesada que nem ele a possa levantar?
Se o fizer a sua onipotência é posta em causa pela impossibilidade de levantar a pedra, se não o fizer... impossível provar a sua existência e não existência.

Quatro forças de interação das partículas:
EM; Eletromagnética - força elétrica faz com que se repilam cargas iguais e se atraiam cargas opostas, prótons dos átomos repelem-se criando os limites da matéria.
G, Gravidade - fraca raio de ação infinito.
Força forte - nuclear forte 100 x mais forte que EM, mantém os núcleos de prótons unidos raio de ação menor que um núcleo atômico, a sua libertação dá-se por cisão ou fusão, o sol funde os núcleos, nós bombardeamos plutônio com nêutrons fissurando-os libertando a força forte dos átomos, energia atômica, a bomba de hidrogênio funde os núcleos dai ser energia nuclear
Força Fraca- faz parte das forças, mas foi descoberto ser uma faceta do EM, designando por eletro fraca.

Definição de vida biológica:
Conjunto de processos complexos baseados no átomo do carbono. Átomos são todos iguais, diferem na forma como se organizam. Justifica-se a diferença pelas leis da complexidade; todos os sistemas se organizam espontaneamente, de modo a criar estruturas sempre mais complexas. Foi demonstrado que as regras matemáticas que regem os processos das reações químicas inorgânicas são semelhantes às que regem o padrão de comportamentos simples de sistemas biológicos avançados.
Uma molécula pode resultar de 1 milhão de átomos ligados de uma forma muito específica e a sua atividade ser controlada por estruturas químicas tão complexas como os de uma cidade.
Consciência resulta da complexização da vida, sendo a questão chave a forma como se organiza, não a matéria.
Semântica, reducionismo - exemplo do livro as letras a perspectiva reducionista, o significado a semântica...
A vida apresenta-se como uma muito complexa estrutura de informação. Se o homem é natural tudo o que ele faz é natural? Inteligência capacidade de fazer raciocínios complexos. Cérebro sinapses e ligações, massa orgânica que funciona como um circuito elétrico.
Emoções - paradoxo auto-referencial da matemática, exemplo; eu só digo mentiras. Se assim for confirmado deixa de ser verdade, pois disse uma verdade, senão o for é porque também diz verdades...

Newtone Maxwell - física clássica
Teoria da incompletude de Kurt Goedel prova que não existe um procedimento que confirme a coerência da matemática, existem afirmações verdadeiras não demonstráveis no sistema. Diferença com os computadores é que podemos distinguir uma formula verdadeira não demonstrável dentro do sistema, mas fora...
Complexidade dos códigos de comunicação; exemplo a criptografia, codificação

Teoria do Tudo iniciou com a:
Teoria da relatividade restrita, em que o tempo muda porque há movimento no espaço. Única coisa não relativa, mas absoluta é a velocidade da luz, assim a velocidade próxima da luz o tempo abranda e as distâncias contraem-se, Com isto massa e energia são relativas na constante velocidade da luz assim E=MC2, isto diz que uma minúscula porção de massa contém uma quantidade enorme de energia, a dificuldade é transformar a matéria em energia, ou energia em matéria.no acelerador de partículas já se aceleraram elétrons de forma que aumentaram a sua massa em 40000 vezes.
Se um objeto atingisse a velocidade da luz a sua massa seria tão grande que era impossível movê-lo devido á energia necessária.
Os fótons são partículas sem massa, energia pura para eles o universo é intemporal.
Teoria da relatividade Geral, estabeleceu que o espaço é curvado e integrou a gravidade, quanto mais massa tem o objecto mais curvado é o espaço em torno dele,mais lento o tempo em volta dele, maior a força da gravidade. exemplo de um lençol com bolas.
Teoria Quantica: Max Planckt, sobre a luz emitida sobre corpos quentes, Niels bohr, modelo teórico dos átomos, comportamento das particulas instáveis, saltam. Matéria manifesta-se simultaneamente por particulas e ondas. Problema da mecânica, se percebemos a velocidade não conseguimos definir a posição, se definimos a posição não podemos definir a velocidade.
Principio da Incerteza de Heisenberg: estabelece isso, que é impossivel determinar com exactidão a posição e velocidade de um electrão, pelo que não se pode prever movimento passados presentes ou futuros. Papel do Observador impossibilita essa precisão, o cálculo virou probabilistico e foi refutado por einstein mas é o que acontece nas experiencias, o electrão está em todo o lado até alguém o observar...

Procura de uma fórmula que una EM, G.
Teoria dos campos unificadosde EInstein foi a tentativa de a formular processos de comunicação cifras, cifras de transposição, anagramas, Leis naturais do universo, são absolutas pois não dependem de nada, afectam os estados fisicos mas não são afectadas por nada, omnipresentes, pois estão em todo o universo, omniscientes poi exercem automaticamente a sua força.
Deus das lacunas... determinismo e livre vontade; determinismo começou com Leucipo, nada acontece por acaso tudo tem uma causa, Platão e aristóteles defenderam a livre vontade. Depois veio newton com a causa efeito, Laplace constatou que o universo obedece a leis fundamentais, se conhecermos essas leis e soubermos a posição, a velocidade e a direção de cada particula existente no unvierso poderemos conhecer todo o passado, presente e futuro, demonio de Laplace.
Einstein concordava com Laplace, a teoria Quantica põe em causa pois bate certo com a matemática e baseia-se no principio da incerteza de Heisenberg, em que o observador influencia o resultado da experiencia, sem o observador o comportamento é determinista mas indeterminável.
A indeterminabilidade não pertence só ao mundo quantico, descobriu o meteorologista Edward Lorenz, que se alterarmos uma milionésima dos dados, uma parte infinitésimal, alterava completamente a previsão.

Teoria do caos
Pequena alterações nos processos iniciais, provocam grandes alterações no resultado final. Efeito borboleta, de todas as criatura provoca a imprevisibilidade, causal mas casual.
Indeterminismo provocado pela observação do principio da incerteza e pelo principio do caos, impossivel assumir o fim da equação inicial o que a inviabiliza e qualquer pequena alteração muda todo o resultado.
Paradoxo de Zenão, existe tanto espaço em um metro como no universo inteiro, existe tanto tempo em um segundo com em toda a eternidade. Pelo fraccionamento continuo e infindável.
Alfa e o Ômega, o principio e o fim em astrofisica existe?
2a lei da termo dinâmica de Clausius em 1861, conceito de entropia acreditando ser uma constante a energia do universo só transformada, a energia era eterna e entropia eterna. Mediçoes demonstram o desperdicio de energia nos processos, pelo que a entropia está sempre a aumentar, o que provoca o envelhecimento das coisas, diz que 1º as coisas tem um ponto no tempo que vão morrer, quando a entropia atingir o estado máximo, no momento em que a temperatura se espalhar uniformemente pelo universo.
Paradoxo de Olbers, se o universo é eterno e infinito não pode haver escuridão por causa da luz das estrelas. Demonstra que a luz não é instantanea e houve um ponto inicial um alfa,Hubble provou que as galáxias estão em movimento e não ha um ponto de referência absoluto. e demonstra que a matéria se está a fastar e que já esteve junta. Big Bang.
Singularidade inicial retira a primeira causa ou efeito pois não havia espaço nem tempo que surgiram da expansão. fora a singularidade da expansão inicial da matéria é a melhor teoria, pois o ruido de fundo do universo mostra a luz inicial em forma de micro ondas.
Penrose e Hawking provaram que o Big Bang é inevitávl desde que a gravidade consiga ser nos instantes iniciais uma força de atracção nas condições em que se formou o universo. 98% da matéria formou-se no Big bang há cerca de 15 milhões de anos
A super força (singularidade) começou a separar-se, primeiras reacções nucleares, criaram hidrogenio e o helio vestigios de litio, ai começou a organizar-se em estruturas, com o tempo as tesmperaturas baixaram e a superforça desintegrou-se nas 4 forças, 1º a G, depois FF, depois EM e Ff, a gravidade organizou a matéra em grupos localizados, depois estrelas, depois planetas, depois sistemas.

Mas a entropia anuncia a morte de tudo ou:
Big Freeze - consequencia da 2ª lei da termodinamica em que com o aumento da entropia as luzes vão-se apagando, até haver uma temperatura uniforme em todo o universo, em 98 descobriu-se que a velocidade das galáxias está a aumentar teoria da força escura.
Big Crunch- A expansão abranda, devido a gravidade o universo irá iniciar depois o movimento de contracção, em que o espaço, o tempo e a matéria se irão esmagar num ponto infinitésimal. Muito acreditam que a matéria existente no universo não cria suficiente força gravitacional para provocar a contracção dai se ter criado a teoria da matéria negra.

Critica da razão pura Kant - 3 problemas fundamentais, da metafisica que a ciencia nunca poderá resolver: Deus, a liberdade, a imortalidade. Niilismo
Método cientifico - diálogo entre homem e a natureza, o homem faz perguntas á natureza e obtém as respostas. depende de como formula as perguntas.
Como abordar a singularidade do inicio do universo, da criação? Que tipo de inicio? Deus? Que Deus? quem pos a maquina em movimento ou o que?
Na lógica, Platão e Arsitóteles desenvolvido por S. Tomás de Aquino e afinado por Leibniz, o argumento causal, indo de causa em causa chega-se ao inicio do universo, o que fez o Big Bang?
Que intenção? Wiliam Palley, deu o exemplo do relógio se fosse encontrado presumir-se-ia que foi construido por um ser inteligente...
Reducionismo - semântica. será possível uma análise semântica do universo?
Recebi por emal sem a citação do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas