sexta-feira, 17 de abril de 2009

Planejamento estratégico



Adequando os conceitos de Planejamento Estratégico às estórias bíblicas, percebemos que YHVH* muitas vezes orienta os líderes do povo escolhido quanto ao que fazer. Abraão é orientado a sair de Ur, na Babilônia, e seguir pelo deserto rumo às Terras de Canaã, terra escolhida para a formação do povo de Israel. Moisés é orientado a guiar o povo hebreu na fuga do Egito, quando se dá a famosa travessia do Mar Vermelho. Imagino que, se o futuro já estivesse definido, YHVH não precisaria fazer tais orientações ao seu povo, pois estaria claro que tais coisas aconteceriam irremediavelmente, sem haver necessidade da orientação divina.
Muitas vezes YHVH diz a seu povo coisas como “segue por tal caminho, lá encontrarão tal coisa, e façam aquilo outro”. É assim quando orienta os hebreus a combaterem determinado povo num dia em que Ele faria o sol apagar-se, ou seja, quando aconteceria um Eclipse. YHVH, portanto, conhece as variáveis do Universo e orientava seu povo como quem movimentava peças num tabuleiro de xadrez, possuindo grande certeza de que conseguiria o resultado esperado.
Em Apocalipse de João, livro que originou estes raciocínios acerca do futuro, pode-se observar que: primeiramente, aquilo que está descrito no Livro das Revelações, o Apocalipse, assemelha-se bastante de um Planejamento Estratégico. Considerando que o opositor de YHVH seja Lúcifer e conhecendo razoavelmente o modo de agir de seu concorrente, YHVH mostrava a João quais acontecimentos sucederiam nesta batalha entre Ele e Lúcifer. Tal demonstração serviria, ao mesmo tempo, para assegurar à humanidade que se mantivessem fortes, pois YHVH garante que seu sistema será restabelecido na Terra, e também serviria para alertar aos homens sobre o modo de agir de Satanás, a fim de que a humanidade não debandasse para o lado dele inocentemente, além de consistir em um instrumento de pressão sobre a “concorrência”, desmotivando-os, fazendo-os acreditar em uma derrota certa, quando na verdade o que YHVH tem é apenas um bom plano ou bons trunfos na manga.
Assim, justifica-se que Lúcifer continue agindo em nosso mundo, por que o futuro não está definido e ele crê que pode ganhar esta batalha. Apesar de YHVH garantir que sairá vitorioso, Ele não revela em detalhes como fará para vencer. Quando passou tais informações a João, parece ter pretendido apenas revelar como age o inimigo, ou seja, revelar o Planejamento Estratégico de Lúcifer para os efeitos já citados, mas não diz como Ele suplantará tal adversário.
Considerando que as interpretações acerca do livro do Apocalipse em comparação com as atividades de sociedades secretas de vertente satanistas estejam corretas, Lúcifer parece confiante em sua estratégia e não tem mudado muito o ritmo da batalha, a qual segundo previsões de diversas civilizações antigas parece estar encaminhando-se para o fim. As sociedades secretas, em geral, conservam rituais místicos dos quais não escapam aqueles destinados a fazer previsões sobre o futuro. Em conversas com meu amigo Raimundo Gomes Braga, familiar de um grande Mestre da União do Vegetal, uma seita estruturada em sólidos valores humanitários e espirituais, mais conhecida por seus rituais envolvendo o consumo do chá da Hoasca, tomei conhecimento da hipótese de que o consumo do chá foi passado aos índios latino-americanos pelo Rei Salomão, que teria mantido minas de exploração mineral na América Latina na Antiguidade. Raimundo seguia dizendo que o chá possibilitava que as pessoas pudessem receber mensagens orientando a forma como deveriam estabelecer sua conduta moral e espiritual, e até fazer revelações sobre o futuro. Salomão teria aprendido a fazer uso do chá para tomar conhecimento dos acontecimentos vindouros, provavelmente, em sociedades secretas cujos nomes perderam-se na estória.
A idéia de que sociedades secretas da Antiguidade eram dadas a previsões sobre o futuro é reafirmada na Grécia, onde os Oráculos guardavam suas técnicas com severo segredo, e mesmo o culto bárbaro e luxurioso das bacantes, em Roma, intentava obter visões futuras, também. Ciente de que as sociedades secretas dizem-se portadoras de conhecimentos anteriores a 6 mil anos, por que não considerar que preservariam em seu seio algumas técnicas para previsão do futuro, como era habitual entre os povos antigos? O caminho que eu percorreria até confirmar este pensamento seria bastante inusitado, porém.
Postado por Augusto Branco às 13:44 no site:

__________________________________________________________


*Tetragrama YHVH (יהוה), refere-se ao nome do Deus de Israel em forma escrita já transliterada e, pois, latinizada, como de uso corrente na maioria das culturas atuais.
Originariamente, em
aramaico e hebraico, era escrito e lido horizontalmente, da direita para esquerda יהוה; ou seja, HVHY. Formado por quatro consoantes hebraicas — Yud י Hêi ה Vav ו Hêi ה ou יהוה, o Tetragrama YHVH tem sido latinizado para JHVH já por muitos séculos.

Um comentário:

  1. Ola Sr.Sanbbi! E o Hiago! Apenas queria informar que não consegui entrar no Link que você colocou, e gostaria muito de continuar essa leitura! Abraço! o/

    ResponderExcluir

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas