quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ética com desconfiança?


A SOCIEDADE DESCONFIADA
Logo após a reeleição de Lula, seu marqueteiro João Santana foi perguntado sobre a deseducação do eleitor quando a campanha do PT afirmouque a privatização é algo ruim. Santana respondeu assim: "Não quero questionar como foram feitas as privatizações no governo FHC, mas o fato é que ficou, na cabeça das pessoas, como se algo obscuro tivesse ocorrido. Foi erro de comunicação do governo FHC, que poderia ter vendido o benefício das privatizações de maneira mais clara. (...) Eu trabalho com o imaginário da população. Em uma campanha, nós trabalhamos com produções simbólicas."
O resultado dessas "produções simbólicas" foi este: durante a campanha de Lula para a reeleição a propaganda do PT falava dos benefícios da privatização da telefonia enquanto o candidato Lula ameaçava:
- Cuidado! Se o Alckmin ganhar ele vai privatizar mais empresas!
Curioso... O resultado da privatização é bom, mas privatizar é ruim, sacou?
Durante dez anos as "produções simbólicas" petistas venderam a idéia de que a privatização da telefonia foi um negócio escuso. Portanto todas as privatizações - as tais "privatarias"- teriam sido negociatas.
Pois bem. No dia 4 de Março de 2009, dez anos depois da privatização da telefonia no Brasil, o juiz Moacir Ferreira Ramos, da 17ª Vara Federal de Brasília, absolveu os integrantes do primeiro escalão do governo FHC da acusação de terem beneficiado empresas privadas no processo de privatização. O juiz entendeu que as autoridades atuaram para valorizar o bem público. E na sentença ainda deu uma dura nos petistas - liderados por Mercadante e Berzoini - que entraram com a ação contra os responsáveis pelo processo de privatização: "Ora, se havia a preocupação com a apuração destes fatos, por que esses nobres políticos não interferiram junto ao governo atual, ao qual têm dado suporte, para que fosse feita a investigação dessas denúncias que apontaram na representação?"
Agora fala a verdade você acredita na sentença desse Juiz? Comentei o assunto com vários conhecidos e todos fizeram cara de paisagem. Umdeles deu uma gargalhada. Disse que só tucanos ou ignorantes pra acreditar nessa história. Afirmou que não se pode confiar na Justiça brasileira, que ela inocentou Collor, Quércia e tantos mais. Que o Dantas saiu da cadeia. Que é só uma questão de preço.
Para meu amigo, não tem discussão: no Brasil a Justiça só funciona quando condena.
A conclusão é triste: ninguém acredita mais em coisa alguma. E essa situação é culpa de quem? Você tem dúvidas? É claro que é das instituições: Executivo, Legislativo e Judiciário - que têm se esmerado em sujar suas reputações com atitudes e decisões cada dia mais escandalosas.
Nossos três poderes estão criando uma sociedade desconfiada. E sabe onde pega? Numa sociedade baseada na desconfiança, todo mundo é culpado.
Inclusive você.
Luciano Pires
COMENTE ESTE TEXTO:
http://www.lucianopires.com.br/idealb/view.asp?topicID=10678

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visualizações nos últimos 30 dias

Visitas (clicks) desde o início do blog (31/3/2007) e; usuários Online:

Visitas (diárias) por locais do planeta, desde 13/5/2007:

Estatísticas